Análise - 13/11/2025

A imagem do canal visível do satélite GOES-19, das 16h20min (hora local) mostra que não há nuvens nas macrorregiões cearenses. No sul do Nordeste do Brasil, sobre o sudeste da Bahia ainda há nuvens que estão associadas a proximidade de um cavado em superfície, que encontra-se sobre o oceano adjacente.


A persistência de estabilidade atmosférica deverá se manter na maior parte dos períodos no Ceará entre esta quinta-feira (13/11) e o sábado (15/11), com o céu apresentando a condição de parcialmente nublado (madrugada e manhã) a sem nuvens (tarde e noite). No entanto, a atuação do sistema de brisa terrestre, entre o final da madrugada e começo da manhã, de sexta-feira (14) e de sábado (15), bem como a sua interação com o relevo, podem ocasionar chuva fraca e isolada nas macrorregiões do Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e Maciço de Baturité.


As temperaturas mínimas, nas madrugadas e início das manhãs, ficam entre 18°C e 20°C no Maciço de Baturité, no Sertão Central e Inhamuns, Cariri, Ibiapaba e em pontos isolados da Jaguaribana. No Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém, ficam entre 24°C e 26°C, e nas demais macrorregiões, entre 21°C e 23°C. Já as máximas, nas tardes, variam entre 35°C e 39°C nas macrorregiões Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, Litoral do Pecém, Cariri, Ibiapaba, Maciço de Baturité e Litoral Norte. No Litoral de Fortaleza, variam entre 32°C e 33°C.


Quanto à umidade relativa mínima, os valores durante as tardes ficam entre 20% e 30% nas macrorregiões do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri. Em regiões de serra, como Ibiapaba e Maciço de Baturité, variam entre 30% e 40%, e na faixa litorânea devem se manter acima de 40%.


Em relação aos ventos, nas manhãs a direção predominante será de Sudeste (SE). A partir das tardes e noites, o sistema de brisa marítima se desloca da faixa litorânea para o interior, causando ventos de Nordeste (NE). Nas madrugadas, a direção predominante será de Leste (E) no interior e de Sudeste (SE) na faixa litorânea. Esperam-se velocidades máximas entre 50 e 60 km/h em regiões de serra, como Ibiapaba e Maciço de Baturité, na Jaguaribana e na faixa litorânea. Nas demais regiões ficam entre 40 km/h e 50 km/h.


Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF):


Para Fortaleza e RMF, céu variando de sem nuvens a poucas nuvens para o restante desta quinta-feira (13/11). Para as madrugadas e manhãs de sexta-feira e sábado (14 e 15/11, respectivamente), espera-se céu parcialmente nublado com baixa possibilidade de chuva isolada e passageira. Nos demais turnos, predomínio de céu sem nuvens.

http://cdn.funceme.br/meteorologia/prev-ce/2025-11/prevce_2025_11_13_16_54_17.png
Dúvidas ou sugestões: Clique aqui
Aplicativos: Google Play Apple Store