Análise - 20/11/2025

A imagem do canal visível do satélite GOES-19, das 9h20min (horário local), mostra nebulosidade sobe o Ceará, principalmente nas macrorregiões localizadas no sul do estado. Na região Nordeste do Brasil (NEB), há nuvens de chuva (mais desenvolvidas), nos estados do Piauí, Maranhão e Bahia, que estão associadas a presença de uma frente fria localizada no sul do NEB e o oceano Atlântico.

A previsão do tempo para o Ceará entre esta quinta e sexta-feira (respectivamente, 20 e 21/11) segue indicando uma condição de instabilidade atmosférica sobre o sul do estado (Cariri, sul do Sertão Central e Inhamuns e Ibiapaba), sendo esperado assim, uma maior cobertura de nuvens com possibilidade de chuvas isoladas e de intensidade fraca a moderada, principalmente durante o final da tarde, noite e madrugada. Esse cenário está associado a proximidade de um frente fria, que encontra-se sobre o sul da região Nordeste do Brasil (NEB) e o oceano Atlântico. Esse sistema deve se manter ainda entre hoje e amanhã (20 e 21/11) e contribuir para diminuir a pressão atmosférica no interior do NEB, trazendo chuvas para a região. No entanto, a partir de sábado (22/11), este sistema meteorológico tende a enfraquecer e se deslocar sobre o oceano.


Além dessas regiões citadas anteriormente, também há possibilidade de chuvas isoladas no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e no Maciço de Baturité, entre o final da madrugada e o começo da manhã, de sexta-feira (21/11) devido a atuação do sistema de brisa terrestre bem como a sua interação com o relevo. 


As temperaturas máximas devem ficar entre 36ºC e 37°C, especialmente em áreas da Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Litoral Norte. Na faixa litorânea e regiões serranas, as máximas variam entre 30°C e 33°C, enquanto nas demais áreas ficam entre 34°C e 35°C.


A umidade relativa do ar mínima tende a apresentar valores entre 35 e 45% nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns. Na Ibiapaba, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Litoral do Pecém, os valores variam entre 45% e 50%; no Litoral de Fortaleza, mantêm-se acima de 50% ao longo do período.


Os ventos devem soprar de Leste–Sudeste nas madrugadas e manhãs, variando para Leste–Nordeste durante as tardes e noites. As velocidades máximas previstas variam entre 40 e 50 km/h, especialmente nas áreas de serra, Jaguaribana e faixa litorânea.

http://cdn.funceme.br/meteorologia/img/satelite.jpg
Dúvidas ou sugestões: Clique aqui
Aplicativos: Google Play Apple Store